FAIL (the browser should render some flash content, not this).

 

Visitas de Grupos Escolares

 

A aprendizagem que se pode efectuar em espaços não formais, como os Museus e os Centros de Ciência, é bem diferente da aprendizagem efectuada numa sala de aula.

Os Museus e Centros de Ciência podem e devem constituir instrumentos privilegiados de complemento ao ensino formal, desde que as características básicas da visita – liberdade, autonomia e espontaneidade no aprender – que são, na realidade, os pontos fortes dos espaços de aprendizagem informal da ciência, não sejam esquecidas e, pelo contrário, sejam aproveitadas ao máximo durante a visita.

Acima de tudo, os Museus e Centros de Ciência servem para que os Visitantes, após a visita, vejam o mundo de maneira diferente. O objectivo máximo dos Centros Ciência Viva é estimular o espírito crítico e a curiosidade de todas as pessoas, e não só dos Visitantes em idade escolar, para que vejam e pensem as coisas como nunca o tinham feito.

Este objectivo, por vezes, não é totalmente concretizado pelos professores e educadores, porque tendem a programar uma visita de estudo procurando exclusivamente os tópicos que estão a abordar nas suas aulas. Ao fazê-lo, desvalorizam o potencial educativo de um Museu ou Centro de Ciência e impedem que os seus alunos enriqueçam os seus conhecimentos.

 

Imprimir esta Página

 

 

 

Uma vida a aprender para continuar sempre a crescer!