FAIL (the browser should render some flash content, not this).

Laboratório

 

Simulação de vulcanismo efusivo e explosivo

Um vulcão é uma fissura na crosta terrestre que permite a passagem do magma e de gases. O termo vulcão é originário do latim Vulcano, o Deus do Fogo. Frequentemente de forma cónica, esta estrutura resulta das sucessivas superposições de material magmático ao longo das erupções.

A violência de uma explosão, depende da quantidade de material magmático e de gases contidos no interior do vulcão, bem como da facilidade em se libertarem para a atmosfera. Assim, podemos identificar dois géneros de erupção: a efusiva e a explosiva.

A erupção efusiva caracteriza-se por uma erupção com lava bastante fluida, de fraca concentração em sílica e que poderá atingir uma velocidade de escoamento aproximadamente de 30Km/h. Este género de vulcão é também conhecido por Havaiano.

 

Lab vul

 

A erupção explosiva caracteriza-se por uma erupção com lava bastante viscosa que escoa muito lentamente e, por isso, formam escoadas bastante curtas e estreitas. A característica mais comum entre os vulcões de tipo explosivo é a sua invulgar dimensão (altura), uma vez que a lava é bastante viscosa, solidificando rapidamente.

 

 

Voltar

Imprimir esta Página

Uma vida a aprender para continuar sempre a crescer!